2⁰ Celebra Arraial acontece dias 27 e 28 de setembro no Barcelão

Presença confirmada dos cantores evangélicos Isaías Saad e Eli Soares. A cidade de Arraial do Cabo irá sediar, pelo segundo ano consecutivo, o festival de...
HomeGeralAvaliadores da UNESCO visitam primeiros atrativos do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas...

Avaliadores da UNESCO visitam primeiros atrativos do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas na Região dos Lagos

A Comitiva está passando por Maricá, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

No primeiro dia de visitas aos atrativos do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas da Costa do Sol do Rio de Janeiro nesta terça-feira (23) os avaliadores da UNESCO, Artur Sá (Portugal) e Miguel Cruz (México), estão passando por Maricá, onde visitaram Ponta Negra, Gruta e Praia da Sacristia, Saquarema (Promontório da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e Praia de Itaúna), Araruama (Lagoa Vermelha), Arraial do Cabo (Brejo do Espinho e Pontal do Atalaia), Iguaba Grande (Pedra da Salga e Lagoa de Araruama) e São Pedro da Aldeia (Praia da Baleia e Colônia de Pesca da Baleia).

Nesta quarta-feira (24), o roteiro segue por Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras. “Os avaliadores estão gostando do que estão vendo”, comenta Marco Navega, presidente do Condetur Costa do Sol, entidade coordenadora da visita, juntamente com o Contur da Costa Doce e o Conselho Gestor do Geoparque, orientados pela Professora Katia Mansur da UFRJ.

Até sexta-feira, a dupla irá analisar as condições para conceder ao conjunto de atrativos naturais e culturais da região o título de Geoparque Mundial da UNESCO, chancela de prestígio internacional que valoriza boas práticas de gestão territorial, reconhece o patrimônio existente e promove o desenvolvimento local. O roteiro inclui ainda Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, abordando os 16 municípios que compõem o Geoparque.

Geoparque Aspirante Costões e Lagunas

Criado em 2011 e com área de quase 11 mil km², o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas soma mais de 460 km de litoral, indo de Maricá à São Francisco de Itabapoana. Compreende áreas de interesse científico, didático e pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico, cultural e ecológico, espalhando-se por 16 municípios. Cerca de 15% de toda a área corresponde à Unidades de Conservação municipal, estadual ou federal, além de espelhos d´água de lagoas e lagunas.

Fotos: Divulgação Condetur Costa do Sol