2⁰ Celebra Arraial acontece dias 27 e 28 de setembro no Barcelão

Presença confirmada dos cantores evangélicos Isaías Saad e Eli Soares. A cidade de Arraial do Cabo irá sediar, pelo segundo ano consecutivo, o festival de...
HomeRegião dos LagosVereador Isaias do Escolar pede CPI para investigar irregularidades em aluguel de...

Vereador Isaias do Escolar pede CPI para investigar irregularidades em aluguel de imóvel ligado ao prefeito Fábio do Pastel

O vereador de oposição Isaias do Escolar, protocolou na sessão ordinária da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, realizada na última terça-feira (17), um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades envolvendo a locação de um imóvel pela Prefeitura. O imóvel em questão teria sido de propriedade do próprio prefeito Fábio do Pastel e foi posteriormente vendido à empresa JS Empreendimentos Imobiliários Ltda.

De acordo com Isaias do Escolar, o objetivo da CPI é investigar o contrato de locação, que, segundo ele, apresenta indícios de improbidade administrativa. O imóvel, localizado no Centro da cidade, foi vendido pelo prefeito à empresa em maio de 2021 por R$ 305 mil, e poucos meses depois foi alugado pela Prefeitura por R$ 5 mil mensais. O valor do aluguel, considerado 300% acima do praticado no mercado local, gerou suspeitas e foi alvo de uma denúncia ao Ministério Público, que agora investiga o caso.

Durante seu pronunciamento na tribuna, o vereador leu uma carta aberta defendendo a necessidade de uma investigação profunda. “Se foi feito tudo legal, é importante que nós vereadores nos coloquemos a favor da população. Afinal de contas, é dinheiro público. Enquanto isso, a população aguarda meses por um exame”, disse Isaias, ressaltando que o uso de recursos públicos deve ser transparente.

A sessão, no entanto, terminou sem a adesão de outras assinaturas necessárias para dar início à CPI. O regimento da Câmara exige pelo menos três assinaturas para que a comissão seja formalizada. A votação do requerimento foi adiada para a próxima quinta-feira, 19 de agosto, às 11 horas, quando será decidido se a investigação terá andamento.

O caso ganhou ainda mais repercussão após a justiça intimar tanto o prefeito Fábio do Pastel quanto a secretária de saúde do município a prestarem esclarecimentos sobre a transação. A oposição argumenta que, além do valor elevado do aluguel, o fato de o prefeito ainda ser credor da empresa JS Empreendimentos no momento da locação pode configurar conflito de interesses.

A expectativa agora é que, na próxima sessão, os vereadores decidam se darão andamento à CPI ou se o caso será encerrado sem maiores