HomeGeralCruzeiros no Brasil: próxima temporada terá novos destinos e navios

Cruzeiros no Brasil: próxima temporada terá novos destinos e navios

Passada a tormenta pandêmica, a calmaria arrastou os brasileiros de volta ao mar. Entre 650 mil e 700 mil passageiros navegaram pelo litoral do país ao longo da temporada 2022/2023, de acordo com as estimativas da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil). Os números, bem maiores que os 141 mil do ano anterior, reforçam o otimismo do setor, que já prepara a chegada de navios inéditos e a inclusão de novos portos para 2023/2024.

— Essa foi a maior temporada brasileira de todos os tempos, e a próxima deve ser ainda maior, com o aumento de 7% na oferta de cabines, totalizando 210 mil — afirma o diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil, Adrian Ursilli

A MSC foi a companhia com maior presença no litoral brasileiro. Das dez embarcações escaladas para a temporada, sete eram da empresa, entre eles o maior transatlântico a já navegar por aqui, o MSC Seashore, com capacidade para 5.632 passageiros. A frota da armadora realizou 142 viagens e visitou 13 cidades ao longo da temporada, que também foi boa para os apaixonados: 62 casais escolheram os navios como cenário para suas cerimônias de casamento.

A outra companhia participante da temporada foi a Costa Cruzeiros. Entre seus três navios esteve o Costa Firenze, um dos mais novos da frota (lançado em 2019) e o maior já escalado pela empresa para vir à América do Sul, com capacidade para até 5.246 hóspedes.

Novos navios
Os dois gigantes, no entanto, não voltarão ao Brasil na temporada 2023/2024. Ainda assim, graças à maior capacidade dos novos navios já escalados, a Clia espera um aumento no número de passageiros, com mais de 800 mil pessoas embarcadas.

O MSC Seashore será substituído por um ainda mais imponente: o MSC Grandiosa, que pode acomodar até 6.334 passageiros. O transatlântico, lançado em 2019, deveria ter participado da temporada brasileira 2020/2021, mas sua visita foi adiada por causa da pandemia. Ele ficará baseado em Santos, de onde partirá para roteiros de seis e sete noites, com embarques em Maceió e Salvador, além de escalas em Búzios e Ilha Grande.

Outros quatro navios vão operar de forma regular no litoral brasileiro: Seaview (baseado no Rio de Janeiro), Preziosa, Armonia e Lirica. Haverá ainda o MSC Musica, que sairá de Buenos Aires para roteiros pelo Brasil.

Já a Costa Cruzeiros voltará com três embarcações. O Costa Diadema terá embarques em Santos, Rio e Salvador, e fará roteiros de sete noites em direção à Bahia. Já o Costa Favolosa, um velho conhecido do público brasileiro, sairá de Santos para cruzeiros de três a quatro noites por Balneário Camboriú, Ilha Grande e Ilhabela. Por fim, o Costa Fascinosa ficará baseado em Itajaí, com saídas para Argentina e Uruguai.

Novos destinos
A região Sul é a grande aposta das companhias para a temporada 2023/2024. A operação do Costa Fascinosa no litoral de Santa Catarina é inédita. O navio ficará baseado em Itajaí para atender a região de Balneário Camboriú por um mês. Além dos roteiros para o Rio da Prata, fará minicruzeiros de três a quatro noites pela região.