Uma nova pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 04791/2024 e realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (27), mostra que Dr. Serginho (PL) mantém a liderança nas intenções de voto para prefeito com larga vantagem no eleitorado do munícipio. O levantamento, realizado entre os dias 23 e 26 de agosto, entrevistou 710 eleitores e aponta que Dr. Serginho é o preferido de 59,6% dos eleitores.
A prefeita e candidata à reeleição Magdala Furtado (PV) aparece em segundo lugar com 17,2% das intenções de voto. Em seguida, Rafael Peçanha (REDE) tem 4,1%, Vinícius Seguraço (UP) conta com 1,1%, e Fernando Luiz Cardoso (sem partido) tem 0,7%. A pesquisa também revela que 9,7% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 7,6% não souberam ou não quiseram responder.
Rejeição dos candidatos
Além das intenções de voto, o levantamento também analisou o índice de rejeição dos candidatos. Nesse quesito, Magdala Furtado lidera com 48,5% de rejeição, seguida por Vinícius Seguraço com 14,8%, Rafael Peçanha com 14,6%, Dr. Serginho com 13,5% e Fernando Luiz Cardoso com 11,3%. Ainda, 19% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder, e 5,8% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, em que os eleitores são perguntados em quem votariam se as eleições fossem hoje, Dr. Serginho também aparece na frente, com 30,4% das menções. Magdala Furtado segue em segundo, com 7,6%, e Rafael Peçanha em terceiro, com 0,7%. Fernando Luiz Cardoso e Vinícius Seguraço não obtiveram votos espontâneos. Uma parcela significativa dos eleitores, 52%, não soube ou não quis responder; 7,9% votariam em branco ou nulo, e 0,8% citaram outros nomes.
Avaliação da administração municipal
A pesquisa também avaliou a percepção dos eleitores sobre a gestão atual da prefeita Magdala Furtado. A administração dela foi considerada negativa por uma maioria dos entrevistados: 53,7% a classificaram como ruim (14,4%) ou péssima (39,3%). Apenas 20,5% avaliaram como ótima (4,9%) ou boa (15,6%), enquanto 24,1% consideraram regular. Um pequeno percentual de 1,7% não soube ou não quis opinar.
No quesito aprovação, 63,1% dos entrevistados desaprovam a forma como Magdala Furtado conduz a administração municipal, enquanto 32,8% a aprovam. Já 4,1% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder a essa questão.
Metodologia
A pesquisa foi realizada por amostragem, utilizando um processo de seleção em duas etapas. Inicialmente, foi feito um sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas ocorreram, utilizando o método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), com base na população residente com 16 anos ou mais. Na segunda etapa, a seleção dos entrevistados dentro dessas localidades foi feita considerando cotas proporcionais de gênero, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar mensal. Com uma população eleitoral de 172.792 eleitores, a amostra de 710 entrevistados garante um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais.