Em uma operação conjunta que durou três meses, a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) desarticularam uma quadrilha especializada no tráfico de drogas, que tinha uma de suas bases em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A ação, realizada simultaneamente em sete estados e concluída nesta segunda-feira (12), resultou na prisão de pelo menos oito pessoas e na apreensão de aproximadamente 100 quilos de entorpecentes.
As investigações começaram após a apreensão de 300 quilos de maconha na BR-101, no litoral norte de Santa Catarina. Esse ponto foi crucial para que as equipes policiais identificassem outros membros da organização criminosa e mapeassem as rotas utilizadas pela quadrilha, que incluíam estados como Paraná, Rio de Janeiro e Ceará.
Na fase final da operação, diversas equipes especializadas participaram, incluindo a Delegacia de Repressão às Drogas (DRD) da PCSC, a Polícia Rodoviária Federal, o Núcleo de Operações com Cães e a Coordenadoria de Recursos Especiais da PCSC. Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e apreendidas drogas como maconha, cocaína e MDMA, além de um veículo utilizado pela quadrilha.