Polarização política motivou ataque à Praça dos Três Poderes, diz irmão de bolsanarista que se explodiu em Brasília

0
1

Valdir Rogério Luiz, irmão de Francisco Wanderley Luiz, o responsável pelo ataque com explosivos na Praça dos Três Poderes na noite desta quarta-feira (13), a motivação do ato não está ligada a problemas pessoais, mas sim à polarização política. “O gatilho começou dois anos atrás, na polarização. As pessoas deixam se levar. Ele tinha uma causa, deixou escrito”,  disse Rogério ao jornal O Estado de S. Paulo.

Francisco Wanderley Luiz, também conhecido como Tiu França, tornou-se uma figura mais envolvida com discursos polarizados, segundo o relato. Ele já havia visitado o gabinete do deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC) em 2023, ano em que o deputado notou sinais de alteração emocional em Francisco, sugerindo que ele passava por uma fase conturbada. “Diziam que estava com problemas mentais por causa da separação da mulher”, comentou Goetten.

No entanto, Rogério rejeita a ideia de que conflitos pessoais influenciaram o ato do irmão. “Com certeza (foi motivação política). Ele citou nomes no recado que deixou, tinha os desafetos dele”, afirmou. Francisco postava mensagens de cunho extremista nas redes sociais e  participou de atos golpistas em frente a quartéis do Exército após Jair Bolsonaro perder a eleição presidencial de 2022. 

Valdir Rogério disse, ainda, que a família não imaginava que Francisco seria capaz de um ataque violento. Segundo ele, o irmão não exibia sinais de agressividade nem demonstrava conhecimento sobre explosivos, o que causou surpresa entre os familiares. O atentado, que alarmou o país, trouxe à tona discussões sobre o impacto da polarização política e da radicalização, temas que Valdir Luiz aponta como fundamentais para entender a transformação de Francisco.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here