Búzios participa da 101ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite no Rio de Janeiro

A secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, Joice Costa, participou nesta terça-feira (15), da 101ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite...
HomeRegião dos LagosPrefeita Magdala Furtado destrói avanços conquistados na gestão de Zé Bonifácio e...

Prefeita Magdala Furtado destrói avanços conquistados na gestão de Zé Bonifácio e Cabo Frio fica irregular no CAUC

Após avanços no CAUC conquistados na gestão do ex-prefeito José Bonifácio, a cidade de Cabo Frio voltou a ficar irregular em um dos itens que compões o Cadastro Unico dos Convênios do Governo Federal, ou seja, no Serasa dos Municípios por irregularidades fiscais e falta de prestação de contas no Sistema do Governo Federal, SADIPEM. A revelação foi feita pelo Portal Cabo Frio em Foco em uma matéria exclusiva que levanta questionamentos sobre a gestão fiscal no governo da prefeita Magdala Furtado.

Segundo a reportagem, o município  poderá ser proibido de celebrar convênios federais, não poderá receber emendas parlamentares e nem mesmo transferências voluntárias da União como consequência por ter ficado como “status” de Irregular no SADIPEM que éum dos itens do CAUC. Segundo a documentação que o Portal Cabo Frio em Foco teve acesso com exclusividade, a cidade passou para o “status” irregular no dia 31/01/2024.

O CAUC é um serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal, pelos entes federativos, seus órgãos e entidades, e pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Para isso, o CAUC consolida em um documento único os dados recebidos de cadastros de adimplência ou sistemas de informações financeiras, contábeis e fiscais geridos pelos órgãos e entidades da União. 

O objetivo é facilitar a verificação do cumprimento dos requisitos fiscais para fins de recebimento de transferência voluntária pelos gestores de entes políticos e de OSC, como também pelos gestores federais.

Ainda na gestão do ex-prefeito José Bonifácio, o trabalho desenvolvido pela então secretária de Fazenda Daniela Mendes deixou o município regular no SADIPEM que compõe o CAUC com a útlima atualização que ela fez em 23/05/2023, o que permitiu Cabo Frio captar recursos importantes, incluindo os R$ 55,4 milhões que foram enviados para investir na saúde de Cabo Frio, além de emendas parlamentares e convênios importantes.

Vale lembrar que o Cauc é composto por vários itens e um deles é o SADIPEM ( Sistema de Análise da Dívida, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios ) e neste item com a gestão da ex-secretária de Fazenda Daniela Mendes, no governo de José Bonifácio, o município ficou regular para fins de CAUC desde 23/05/2023 até 30/01/2024

Ainda segundo o Portal Cabo Frio em Foco, mesmo diante das denúncias e dos alertas feitos pela imprensa, a prefeita Magdala Furtado está tomando um outro caminho, o que viola a responsabilidade fiscal, como no caso da escandalosa Adesão de Ata de Registros de preços para torrar cerca de R$ 20 milhões com eventos, além do rombo provocado por ela na folha de pagamentos para acomodar cabos eleitorais e grupos de pessoas da Baixada Fluminense.