Operação do MPRJ e Polícia Civil desmantela quadrilha que desviou mais de R$ 6 milhões da Prefeitura de Arraial do Cabo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o...
HomePolíticaAlerj aprova audiência para debater uso de câmeras em uniformes de policiais

Alerj aprova audiência para debater uso de câmeras em uniformes de policiais

O uso de câmeras nos uniformes policiais será debatido em Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio – Alerj. A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj aprovou, nesta quinta-feira (31), a realização de audiência

A proposta da presidente da CDDHC, Dani Monteiro (PSOL), foi rechaçada por dois colegas, os deputados Tia Ju (Republicanos) e Jorge Felippe Neto (Avante), que votaram contra. O apoio veio somente do deputado Andrezinho Ceciliano (PT).

Com a votação empatada, coube a própria Dani Monteiro o desempate para garantir a realização da audiência, que será aberta à participação apenas de especialistas e policiais.

“A ideia surgiu de conversa com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que sugeriu, inclusive, que usemos a experiência de São Paulo para ajudar o Rio a combater a letalidade policial. É preciso lembrar a todos que as câmeras são uma garantia para a população, mas, fundamentalmente, são um mecanismo de defesa para o policial”, declarou a deputada.

Vale lembrar também que o governador Cláudio Castro (PL) é inflexível na luta contra o uso das câmeras nos agentes. Ele já afirmou que vai recorrer “até o fim” contra a instalação de câmeras e justificou que a sociedade não tem “maturidade nem de guardar coisa em segredo de Justiça, imagina imagem que coloque a vida do policial em risco”.