Operação do MPRJ e Polícia Civil desmantela quadrilha que desviou mais de R$ 6 milhões da Prefeitura de Arraial do Cabo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o...
HomeRegião dos LagosAo lado da Secretária Joice Costa, o Prefeito Alexandre Martins inaugura nova...

Ao lado da Secretária Joice Costa, o Prefeito Alexandre Martins inaugura nova sede do Desenvolvimento Social de Búzios

A Prefeitura de Búzios iniciou a semana com mais uma inauguração que beneficiará a vida dos cidadãos buzianos: a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda.

A inauguração aconteceu na noite desta segunda-feira (8), na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 295, Rasa. O novo local conta com uma estrutura ampla e totalmente adequada para o atendimento às famílias que fazem uso das ferramentas disponibilizadas pela pasta.

O evento contou com a participação do Prefeito Alexandre Martins, da Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa, do Secretário do Idoso, Nilton César e os vereadores Josué Pereira e Dom de Búzios, além de demais autoridades do Poder Executivo Municipal.

A anfitriã da noite, Secretária Joice Costa, iniciou seu discurso falando em gratidão. Ela ressaltou o papel importante da equipe da secretaria comandada por ela no processo de conquista do espaço adquirido e para o funcionamento dos serviços disponibilizados para a população e agradeceu ao Prefeito Alexandre Martins pelo apoio recebido dele enquanto chefe do Poder Executivo.

Joice também destacou a relevância da sede do Desenvolvimento Social ser no bairro Rasa: “A secretaria funcionar aqui na Rasa é um ganho muito grande. Aqui nós temos uma acessibilidade bem maior que no Centro. Muitas pessoas têm vindo acessar à secretaria e a pasta tem estado mais perto das pessoas do bairro. Aqui é o administrativo, o coração onde se movimentam os processos. Mas o ponto de atendimento e acolhimento às pessoas, são os equipamentos, os CRAS e nós temos dois, um em Cem Braças, outro aqui e, em breve, teremos mais um em José Gonçalves, além disso também temos o CREAS, para quando se trata de violação de direitos”, disse Joice.

A Secretária ainda fez questão de ressaltar a parceria de trabalho que existe entre sua pasta e a secretaria da Mulher: “A Secretária da Mulher, Daniele Guimarães, é uma mulher que tem revolucionado no comando dessa pasta com o CEAM sendo reativado, era um sonho. Nós estávamos na Câmara, pedindo a reativação do CEAM, que é uma importante ferramenta de combate à violência contra mulheres e você conseguiu isso enquanto Secretária da Mulher”, disse Joice à Secretária Daniele Guimarães.

A Secretária Joice Costa aproveitou a ocasião para prestar contas de todos os programas que já são desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e dar destaque aos que, em breve, serão implementados: “A prefeitura vai inaugurar mais um CRAS, dessa vez em José Gonçalves, isso se deve à gestão do Prefeito Alexandre Martins, que entendeu essa visão de expansão, essa necessidade, pois o número de pessoas em nosso território aumentou”, disse a secretária.

Joice ainda anunciou diversos programas que a prefeitura lançará por meio da secretaria comandada por ela, como o “Kit Natalidade”, uma assistência a mães que não tem condições de comprar as peças de saída do hospital para seus bebês recém-nascidos. De acordo com ela, esse serviço já foi licitado e em breve as mães buzianas poderão ter mais esse serviço à disposição. Esse projeto se chamará “Colinho de Mãe” e atenderá mulheres cadastradas nos CRAS do município: “Nesse projeto está incluso a bolsa, a banheira, tem frauda, o kit, a roupinha, tudo”, enfatizou.

Além disso Joice ainda informou que a Secretaria de Desenvolvimento Social conseguiu reativar o Programa Criança Feliz, do Governo Federal, para atender a faixa etária dos primeiros anos (0 a 6). Além disso também haverá visitas nas casas dessas crianças, a fim de trazer para a secretaria, as demandas para a garantia de direitos dos pequenos.

Outro benefício anunciado foi o Moeda Social, do Gera Búzios. Cujo foco é uma política de transferência de renda, aprovada na Câmara Municipal, por meio da qual será disponibilizada a moeda social, que ainda possibilitará um giro econômico para o município: “O giro econômico será em todos os bairros da cidade, promovendo o crescimento e desenvolvimento econômico por meio dos comércios credenciados. Então em breve a secretaria operacionalizará tudo isso, com incentivo e confiança da gestão do Prefeito de Búzios, Alexandre Martins”, enfatizou Joice.

O Chefe do Poder Executivo Municipal, Alexandre Martins, usou sua fala para também agradecer a dedicação de todos os servidores em prol do bom funcionamento dos serviços disponibilizados pela prefeitura. Ele aproveitou a ocasião para anunciar os eventos que acontecerão em maio, como o Festival de Rock, nos dias 19 e 20 de maio e o Búzios Jazz Festival, que acontecerá durante os dias 26, 27 e 28 deste mês. Ele ainda parabenizou a Secretária Joice Costa pela dedicação à frente da pasta e pelo trabalho desempenhado em prol da assistência social à população buziana.

O prefeito também anunciou a próxima inauguração da prefeitura, que será a da sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência, criada nesta gestão e comandada pelo Secretário Aurélio Barros. A inauguração está prevista para o dia 22 de maio. “Isso faz parte do nosso programa de governo. Este é mais um compromisso que estamos cumprindo. E eu tenho de, passo a passo, trabalhado para cumprir nosso plano de governo. Em breve a prefeitura também vai inaugurar o Mercado do Pescador, na Praça do Quilombo e a nova Policlínica da Rasa. O espaço está ficando maravilhoso, tal como a secretaria de Turismo, que muitos olham e percebem o alto padrão e isso eu faço questão como prefeito, pois nós estamos em Búzios, o melhor lugar para morar, então o município quer garantir tudo de primeira para nosso povo. É por isso que a prefeitura realizou essa obra aqui tão bonita, porque não pode ser um espaço pequeno, apertado e sem dignidade no atendimento, tem que ser o melhor padrão”, disse o prefeito.

O Prefeito mais uma vez destacou as obras de melhorias nas escolas da cidade, como as que já foram realizadas na Escola Nicomedes e José Bento e as que estão acontecendo na Eliete Mureb, que em breve também será reinaugurada: “Eu digo sempre que, passar pela Nicomedes, depois José Bento, você diz que não tem como ficar melhor, mas eu vou dizer para vocês: ficará muito melhor e tudo isso a prefeitura realiza pensando em nossos jovens, em nossa população. Ou se faz bem-feito ou não se faz”, destacou o Chefe do Executivo.

Esta inauguração é mais uma realização da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social que visa aprimorar os serviços disponibilizados para os moradores e, principalmente para os que mais precisam.