Operação do MPRJ e Polícia Civil desmantela quadrilha que desviou mais de R$ 6 milhões da Prefeitura de Arraial do Cabo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o...
HomeRegião dos LagosCampanha de saúde nas comunidades quilombolas de Búzios começa pela Baía Formosa

Campanha de saúde nas comunidades quilombolas de Búzios começa pela Baía Formosa

Ação da Secretaria de Saúde, com apoio da Fiocruz e o DCCI, realizando testes rápidos de hepatites virais, sífilis e HIV, está acontecendo no bairro Baía Formosa e em seguida na Rasa

Em Búzios, neste sábado (22), seguindo pelos dias 23 e 24, a comunidade de remanescentes quilombolas da Baía Formosa teve um atendimento especial da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com testes rápidos para o diagnóstico de hepatites virais, sífilis e HIV, serão realizados com apoio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/MS). Nos dias 25 e 26 a ação, que tem apoio da Fiocruz e o DCCI, será realizada no Centro de Fisioterapia da Rasa, Estrada Álvaro Elidio Gonçalves, bairro Rasa.

Até cerca de 100 pessoas já foram atendidas. A Prefeitura também disponibilizou um veículo para facilitar o acesso dos membros da comunidade à sede do Espaço Projeto Rede Observação, onde está sendo realizada a ação. É preciso que os membros da comunidade levem cartão do SUS e caderneta de vacinação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma da importância dos testes rápidos para o diagnóstico de doenças, consequentemente, agindo tanto na diminuição da transmissão, quanto no número de agravantes e de mortalidade.