Operação do MPRJ e Polícia Civil desmantela quadrilha que desviou mais de R$ 6 milhões da Prefeitura de Arraial do Cabo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o...
HomeInternacionalEgito suspende saída de Gaza após ataque a ambulância

Egito suspende saída de Gaza após ataque a ambulância

O Egito anunciou a suspensão das saídas dos moradores de Gaza feridos e portadores de passaportes estrangeiros através da passagem de Rafah, informou a agência Reuters neste domingo.

Devido a suspensão, que ocorreu após forças israelenses atingirem uma ambulância no sábado, as autoridades não divulgaram uma nova lista de estrangeiros neste domingo. Do Brasil, há 34 pessoas no aguardo: 24 são brasileiros, 7 são palestinos em processo de imigração e 3 são parentes próximos.

A passagem de Rafah para a península egípcia do Sinai é o único ponto de saída da Faixa de Gaza não controlado por Israel. Caminhões de ajuda humanitária, entretanto, ainda podem entrar no território.

As saídas começaram na quarta-feira e, desde então, centenas de pessoas já saíram do território, incluindo feridos que estão recebendo tratamento em hospitais no Sinai.

Pouco depois dos ataques terroristas do Hamas, em 7 de outubro, o governo de Israel emitiu um ultimato aos palestinos de Gaza para esvaziarem o Norte do enclave, antes de uma invasão por terra. “Saiam agora”, disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aos moradores da região que inclui a Cidade de Gaza, a maior e mais importante do território. Pelo menos 1 milhão de pessoas foram obrigadas a se retirar de uma vez só, em meio à destruição dos bombardeios.