2⁰ Celebra Arraial acontece dias 27 e 28 de setembro no Barcelão

Presença confirmada dos cantores evangélicos Isaías Saad e Eli Soares. A cidade de Arraial do Cabo irá sediar, pelo segundo ano consecutivo, o festival de...
HomeRegião dos LagosEquipe do Ministério do Meio Ambiente acompanha andamento das ações de revitalização...

Equipe do Ministério do Meio Ambiente acompanha andamento das ações de revitalização do Dormitório das Garças em Cabo Frio

O projeto de revitalização está sendo desenvolvido pelo Instituto EcoVida

Técnicos do Ministério do Meio Ambiente realizaram uma visita de rotina em agosto, para acompanhar o progresso do projeto de revitalização do Parque Natural Municipal Dormitório das Garças, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O projeto, conduzido pelo Instituto Ecovida, visa restaurar a infraestrutura do parque e revitalizar seu espaço natural, em resposta aos impactos negativos acumulados ao longo dos anos devido ao abandono e à urbanização desordenada.

O Instituto Ecovida, conhecido por sua atuação em projetos ambientais no Brasil, está à frente das ações que buscam solucionar problemas como o assoreamento, a poluição e o uso inadequado das áreas do parque. Além disso, o projeto inclui a recuperação de áreas afetadas pela vegetação exótica.

Durante a visita, os técnicos do Ministério puderam observar o avanço significativo em diversas etapas do projeto. Entre as obras já concluídas, destaca-se a reforma completa do deck do parque. O observatório de dois andares está em fase de implementação, e o cercamento da área do Dormitório das Garças, que se estende do Café do Trabalhador até a Ponte Márcio Corrêa, já foi finalizado.

Outro ponto importante do projeto é o programa de educação ambiental, que tem como objetivo alcançar 1.200 alunos das escolas públicas de Cabo Frio. Até o momento, 50% da meta foi atingida, destacando o compromisso do Instituto Ecovida com a conscientização ambiental das futuras gerações.

Diversas ações em curso incluem o plantio de espécies nativas para restaurar a vegetação natural, a remoção de espécies invasoras, a implementação de um viveiro no Horto Municipal de Cabo Frio, como legado para a população em geral e também para apoiar as atividades de reflorestamento, além da restauração das telas e do cercamento do dormitório das garças.

O projeto, realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, é um passo importante para a conservação da biodiversidade local e a valorização do Parque Natural Municipal Dormitório das Garças, que desempenha um papel importante na preservação da fauna e flora, de um santuário ecológico, que é referência na Região dos Lagos.