Conhecida tradicionalmente como uma referência para o balneário de Armação dos Búzios, a Colônia dos Pescadores está no centro de uma polêmica. Alguns pescadores procuraram a redação do Portal Cabo Frio em Foco para reportar diversos indícios de irregularidades e falta de transparência na atual gestão, sob o comando do seu presidente Dominique Souza da Silva.
A Colônia gerencia um caixa milionário em convênios e credenciamento de beneficiários de repasses do Governo Federal por meio do Seguro Defeso e também do Defeso da Sardinha criado pela Prefeitura de Armação dos Búzios.
Segundo a documentação apresentada, o próprio Presidente Dominique recebeu do Governo Federal cerca de R$ 13.648,00 do Seguro Defeso, mais uma bolada do Defeso da Sardinha pago pela Prefeitura Municipal. Nesse negócio entram familiares e amigos próximos que atuam em outras profissões, o que em tese pode configurar fraude e pode prejudicar pescadores que realmente precisam e lutam para sobreviver diante das adversidades enfrentadas pelo homem do mar.
A preocupação dos pescadores que pediram para não serem identificados para não sofrerem retaliações ou mesmo serem perseguidos pelo atual presidente joga luz sobre recursos milionários que ingressam no caixa da Colônia dos Pescadores movimentados diariamente, durante eventos, e o grande volume de dinheiro proveniente das taxas pagas pelos Cruzeiros que aportam em Búzios.
A destino desse todo dinheiro ainda é desconhecido da classe pesqueira buziana. A questão suscitada é de interesse público e a Colônia dos Pescadores tem um papel importante não apenas na preservação da comunidade pesqueira de Armação dos Búzios, mas de uma atividade importante que possui relevo social e econômico que vão além do balneário.
Com a chegada dos navios em Búzios, uma grande quantidade de dinheiro vai jorrar nos cofres da instituição, mesmo sem os pescadores saberem aonde foram parar os recursos anteriores.
Questionado sobre os fatos apresentados na denúncia, o presidente da Colonia dos Pescadores Z-23 não quis enviar a sua versão dos fatos por escrito além de documentos ou qualquer outro material para refutar a versão dos pescadores apresentadas ao portal Cabo Frio em Foco. Reiteramos que o espaço está aberto para os esclarecimentos assim como nos colocamos a disposição para publicar documentos e relatórios de gestão da instituição reportada.
Fonte: Portal Cabo Frio em Foco