Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras

0
5

O presidente Lula demitiu o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Em nota interna na empresa, Prates disse que Lula pediu o cargo e que deve nomear a ex-diretora da Agência Nacional do Petróleo Magda Chambriard para a presidência da Petrobras.

Ainda na nota, Prates disse que a missão dele foi “precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa”. Silveira é ministro de Minas e Energia e rui costa, da Casa Civil. O Palácio do Planalto ainda não se manifestou.

Em comunicado ao mercado, a Petrobras informou que recebeu de Prates um pedido para que o conselho de administração da companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato.

Desde o início do governo, Jean Paul Prates e o ministro Alexandre Silveira divergiam sobre os rumos da Petrobras. Os atritos aumentaram em março, quando o conselho da empresa decidiu não pagar dividendos extraordinários, como são chamados lucros não recorrentes

Jean Paul Prates defendia distribuir metade do valor e reter metade. Na época, chegou-se a especular a saída de Prates da Petrobras. No fim de abril, como uma solução para o impasse, a empresa mudou de ideia e aprovou a distribuição, em duas parcelas, de metade dos dividendos extraordinários.

Jean Paul Prates é demitido — Foto: Pilar Olivares/Reuters

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here