Operação do MPRJ e Polícia Civil desmantela quadrilha que desviou mais de R$ 6 milhões da Prefeitura de Arraial do Cabo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o...
HomeGeralOperação conjunta fiscaliza embarcações no tráfego marítimo em Búzios

Operação conjunta fiscaliza embarcações no tráfego marítimo em Búzios

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo realizou neste sábado e domingo (29 e 30) uma operação de fiscalização marítima em parceria com Marinha do Brasil, em embarcações no tráfego marítimo do município.

A operação conjunta entre as duas instituições teve como objetivo o entrosamento crescente em prol do ordenamento aquaviário da cidade.

Na ocasião foram abordadas escunas de passeio e um rebocador offshore de grande porte, o qual possuía autorização para fundeio e inspeção submarina.

De acordo com o secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, a ação reflete a nova política do poder executivo nesta área. “É de fundamental importância monitorar a regularidade de embarcações de esporte e passeio, além embarcações turísticas, e industriais, para que nossa pesca artesanal e nosso turismo de contemplação nas Unidades de Conservação possam se desenvolver de forma economicamente sustentável e em equilíbrio ambiental”.

De acordo com o coordenador de Unidades de Conservação, Bernardo Corty, as recentes ações demonstram a evolução da área ambiental nesse contexto. “Após conseguirmos licitar nossa embarcação, a qual é adequada à fiscalização e abordagem marítima, seguimos evoluindo para formalização do convênio e proteção do ambiente marinho”.

A cidade de Búzios possui 3 Unidades de Conservação no mar, sendo o Parque dos Corais, a Apa da Pesca Artesanal e a APA Marinha.

A Prefeitura de Búzios e a Marinha do Brasil trabalham conjuntamente para formalização de convênio, o qual atribuirá maior autonomia fiscalizatória ao Poder Executivo Municipal