Operação do MPRJ e Polícia Civil desmantela quadrilha que desviou mais de R$ 6 milhões da Prefeitura de Arraial do Cabo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o...
HomePolicialOperação Energia Legal da Enel identifica 594 furtos em Araruama

Operação Energia Legal da Enel identifica 594 furtos em Araruama

Operação terminou o registro de sete ocorrências policiais por furto de energia;

A operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição Rio com o apoio da Polícia Civil durante a semana passada em Araruama, identificou 594 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências. A operação terminou com registro de sete ocorrências policiais relacionadas ao consumo irregular de energia, como ligações diretas na rede da distribuidora sem passar pelo aparelho de medição e fraude no medidor de energia.

Hoje (22) em continuidade à solução de casos diagnosticados pelo Energia Legal no município, uma nova operação foi realizada para remover ligações diretas na rede da Enel em uma loja e um depósito de carnes, que pertencem a um único proprietário e são reincidentes nas irregularidades. Uma representante da loja de carnes foi conduzida à delegacia para prestar depoimento.

Durante a operação, para facilitar o acesso aos serviços, a Enel ofereceu atendimento móvel a 143 clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta e troca de titularidade, por exemplo. Além disso, foram realizadas 53 negociações de dívidas, permitindo aos clientes regularizar seus débitos. Nesta edição, a companhia também fez a troca de 20 geladeiras de moradores da cidade por modelos mais eficientes. No total, 304 pessoas se inscreveram na iniciativa.

Com a intenção de combater irregularidades e furtos, a operação está em sua 44ª edição e, até o momento, já identificou furto de energia em aproximadamente 19,7 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 26 cidades por onde passou desde o fim de 2019. “O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa em conjunto com a Polícia Civil promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes”, afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.