Operação do MPRJ e Polícia Civil desmantela quadrilha que desviou mais de R$ 6 milhões da Prefeitura de Arraial do Cabo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o...
HomeBrasilPraia Azeda em Búzios está em processo para candidatura do Selo Bandeira...

Praia Azeda em Búzios está em processo para candidatura do Selo Bandeira Azul

A prefeitura de Búzios por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo visitou nesta terça-feira (4) a praia da Azeda, para o processo de candidatura ao selo Bandeira Azul, onde foram recolhidas amostras da água para realização de analise laboratorial.

De acordo com Bernardo Corty, Chefe de unidade de conservação terra, existe um público de alta atividade econômica que viaja o mundo atrás das praias que tem este selo: “Esse é o mesmo público que Búzios está se propondo resgatar, que tinha no começo dos anos 2000”. Concluiu afirmando que a Azeda é considerada como a jóia da coroa de Búzios, a praia que mais preservou seus atributos com 98% de preservação.

De acordo com Evanildo Nascimento, Secretário do Ambiente e Urbanismo, a candidatura das praias da Azeda e Azedinha que são icônicas no sentido do Ecoturismo em Búzios e ao mesmo tempo se torna algo desafiador. Tendo em vista a necessidade de rever a cultura de usos devidos das praias: geração de resíduos sólidos lançados na mata, queimadas, poluição sonora, uso do espaço ambiental (na questão de mesas e cadeiras), além do uso indevido da mata para “sanitário”. “Tudo isso, trata-se de ações educativas e de conscientização ambiental, que precisará ser implementado para alcançarmos o título Bandeira Azul” concluiu.

Uma das principais metas da Secretaria do Ambiente e Urbanismo é trazer a praia da Azeda de volta às origens e destacando ainda mais suas belezas, utilizando os critérios da Bandeira Azul. Ao total são cerca de 80 coletas e já foram feitas 42, além das amostras outros requisitos são levados em consideração na avaliação. Caso a praia ganhe o selo será a segunda praia buziana a possuir, visto que a praia do Forno ganhou em 2022.

O selo Bandeira Azul foi implementado inicialmente na Europa, responsável por atestar a alta qualidade de praias, e se espalhou para diversos países dentre eles o Brasil. A praia que consegue preencher todos os requisitos tem direito de hastear a bandeira durante o período proposto de um ano ou durante o verão.