HomeGeralPrefeitura realiza operação de conscientização ambiental

Prefeitura realiza operação de conscientização ambiental

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, com apoio da ONG SOS Vida Silvestre, realizou no dia 21 de abril uma operação de conscientização a respeito da prevenção ao atropelamento de animais silvestres nas estradas no município.

A ação que aconteceu na altura do Centro de Informações Turísticas, contou ainda com a participação da fiscalização ambiental da cidade e da Guarda Municipal Ambiental. A operação contou com a distribuição de material informativo e mostra de animais da Região da Costa do Sol.

a ONG SOS Vida Silvestre desenvolve o trabalho de pesquisa e monitoramento da RJ102, no trecho que compreende o município de Búzios.

 A atuação da ONG é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta do A Concept Hotel & SPA Búzios, que possibilitará o município de Búzios a dispor de um serviço que visa a Educação Ambiental, bem como, ao final de um ano, criar um museu voltado para educação ambiental na cidade.

De acordo com o Secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, será realizada uma pesquisa voltada para questão de atropelamento de fauna nativa, além de ações de orientação de trânsito voltadas para fauna: “o Instituto SOS Vida Silvestre foi contratado pelo A Concept Hotel para prestar esse serviço ao município durante um ano, também com o intuito de realizarmos a taxidermia de animais que por ventura passem por acidentes nas estradas. E posteriormente criarmos um museu e com esses animais levarmos a educação ambiental para as escolas. Também está dentro do escopo do contrato o monitoramento e a coleta de fauna, atropelada, machucada ou doente, respondendo o anseio do Ministério Público e da sociedade civil da cidade, pois antes nós não tínhamos essa prestação de serviço e, por meio desse TAC, a secretaria do Ambiente avançará ainda mais em políticas ambientais”, disse o secretário.