Dr. Serginho lidera com 75% dos votos válidos em Cabo Frio

Diferença para a segunda colocada é de 56% Em pesquisa realizada pelo instituto Ágora sob o registro TSE - 06406/2024, o deputado estadual Dr. Serginho...
HomeRegião dos LagosProjeto Duna Viva desenvolvido pelo Instituto EcoVida promove proteção e conservação da...

Projeto Duna Viva desenvolvido pelo Instituto EcoVida promove proteção e conservação da biodiversidade em Cabo Frio

O Projeto Duna Viva em Cabo Frio, desenvolvido pelo Instituto EcoVida, visa à proteção e conservação da biodiversidade em um dos principais pontos turísticos da Região dos Lagos.

A Duna Dama Branca, localizada no bairro Foguete, foi tombada como patrimônio cultural e está recebendo uma série de medidas que garantirão a conservação da biodiversidade e a promoção da qualidade ambiental.

Sob a gestão do Instituto EcoVida e em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Planos e Ações para Melhoria da Qualidade Ambiental Urbana, o projeto Duna Viva prevê medidas para proteger, reflorestar e delimitar fisicamente a área, além de fomentar a educação ambiental e promover o turismo sustentável.

As ações propostas pelo projeto são fundamentais para garantir a preservação da área, a manutenção da biodiversidade e dos processos ecológicos, além de fomentar atividades econômicas responsáveis e em harmonia com o meio ambiente. O trabalho desenvolvido visa garantir o presente e o futuro da região, promovendo a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental.

O investimento no projeto foi conquistado por meio de recursos de emenda parlamentar da deputada federal Taliria Petrone (PSOL-RJ). Este projeto trará benefícios mútuos, fortalecendo a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de resultados importantes para a população, como a preservação e o uso adequado dos recursos naturais.

O projeto Duna Viva que está sendo implementado pelo Instituto Ecovida, inclui a implementação de dois viveiros de restinga, o cercamento de 7,6 km no perímetro da duna e o plantio de 1.000 mudas entre os mourões para conter a passagem de veículos não autorizados.

Além disso, o projeto Duna Viva, prevê-se a realização de ações de educação ambiental para 1200 pessoas e o reflorestamento da Duna Dama Branca, com o plantio de 2.000 mudas em suas áreas degradadas.