Operação do MPRJ e Polícia Civil desmantela quadrilha que desviou mais de R$ 6 milhões da Prefeitura de Arraial do Cabo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o...
HomeRegião dos LagosBúzios realiza Mutirão de atendimento para tratamento com cannabis medicinal

Búzios realiza Mutirão de atendimento para tratamento com cannabis medicinal

Neste sábado (1), a Clínica Beija Flor, programa para tratamento com cannabis medicinal da Prefeitura de Búzios, realizou um mutirão de atendimento na Policlínica Carlos Ernesto Estevenson, no bairro de Manguinhos. A iniciativa tem como objetivo atender crianças que já fazem parte do programa, além de receber novos pacientes.

O programa pioneiro em Búzios, que fornece o óleo da cannabis medicinal prescrito pelo sistema de saúde municipal, é fruto de lei municipal que autoriza o uso medicinal do óleo extraído da planta. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde tem dado andamento ao programa que atende crianças e adolescentes com Transtorno de Aspecto Autista e Epilepsia Refrataria, e tem mantido parcerias com associações para fornecer o medicamento, enquanto aguarda a distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Durante todo o dia, o médico neuropediatra Eduardo Faveret, que atende os assistidos pelo programa em Búzios, realizou atendimentos na policlínica. O objetivo é garantir que as crianças que precisam do tratamento com cannabis medicinal tenham acesso à terapia de forma segura e eficaz.

Com a empresa vencedora da licitação para distribuição do medicamento pelo SUS no município já definida, agora é preciso aguardar o cumprimento dos ritos legais para a distribuição do óleo da cannabis medicinal na cidade.

O projeto pioneiro em Búzios tem sido um exemplo para outras cidades brasileiras que buscam regularizar o uso medicinal da cannabis e garantir o acesso ao tratamento para pacientes que necessitam.