Calorão escaldante: Rio já registra sensação térmica recorde de 58,5 graus em Guaratiba, a maior desde 2014

0
8

Os termômetros continuam em disparada no Rio. Na manhã desta terça, a maior sensação térmica registrada foi de 58,5 graus em Guaratiba, na Zona Oeste, às 9h15. É a maior desde 2014, quando o sistema Alerta Rio começou a fazer a medição. Segundo o Centro de Operações Rio informou que a maior temperatura alcançou 35,5 graus também às 9h15 no mesmo bairro. Com a onda de calor que atinge o país, o Rio 40 graus está num novo — e mais alto — patamar.

Confira o ranking das maiores temperaturas e sensações térmicas

Temperaturas:

  • 42,5 graus (13h50 – 12/11) – Irajá
  • 41,8 graus (15h15 – 17/02) – Irajá
  • 41,4 graus (15h – 26/02 e 14h45 – 03/03) – Irajá

Sensações térmicas:

  • 58,5 graus em Guaratiba no dia 14/11 às 09h15
  • 58,3 graus em Santa Cruz no dia 17/2 às 15h15
  • 58 graus em Santa Cruz no dia 4/2 às 15h

Nesta terça-feira, as condições de tempo na cidade do Rio de Janeiro devem ficar instáveis a partir da noite. O céu claro vai passar de parcialmente nublado a nublado ao longo do dia, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas com raios, a partir da noite. Os ventos estarão moderados, ocasionalmente fortes e as temperaturas seguem elevadas. A mínima prevista é de 22 graus e máxima de 39 graus.

Já no feriado de quarta-feira, o tempo na cidade será influenciado por áreas de instabilidade em médios níveis da atmosfera, reforçadas pelo calor. Há previsão de pancadas rápidas de chuva moderada na madrugada, acompanhadas de raios e rajadas de vento moderado a forte. A chuva poderá passar de 10mm/h em pelo menos um ponto da cidade.

Calor no Centro do Rio — Foto: Roberto Moreyra/Agência O Globo
Calor no Centro do Rio — Foto: Roberto Moreyra/Agência O Globo

Na quinta-feira e na sexta-feira, o tempo voltará a ficar estável no Rio, e não há previsão de chuva. As temperaturas permanecerão elevadas, com máximas em torno dos 40 graus. A umidade relativa do ar vai variar entre 12% e 20% no período da tarde em alguns pontos da cidade na quinta-feira. Os índices adequados à saúde humana são de 60%.

Já no sábado, áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão no oceano devem causar pancadas isoladas de chuva moderada, ocasionalmente forte, a partir da tarde na cidade, acompanhadas de raios. A chuva poderá passar de 6,4mm/15min em pelo menos um ponto da cidade. Já os ventos estarão moderados a fortes.

Praias famosas do Rio de Janeiro

Calorão no Rio: na foto, a praia de Ipanema — Foto: Domingos Peixoto

Na segunda, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, válido até sexta-feira, que coloca todo o Estado do Rio em uma área de “grande perigo” por causa da onda de calor. Por isso, a Cedae adiou para a próxima semana a manutenção preventiva do sistema Guandu, que seria feita na quinta-feira. O reparo deixaria dez milhões de pessoas na capital e na Baixada Fluminense sem abastecimento de água.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here