Polícia Civil de São Pedro da Aldeia prende homem foragido da justiça

Em uma ação coordenada, policiais da 125ª Delegacia de Polícia (125ª DP), da Agência de Inteligência da 25ª BPM (AIB/25ª BPM Ala D), da...
HomeGeralEvento solene marca homenagens aos pescadores de Búzios

Evento solene marca homenagens aos pescadores de Búzios

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos, realizou no dia 7 de julho, uma cerimônia solene para homenagear os pescadores e pescadoras de Búzios. No total, a prefeitura entregou noventa e três homenagens para pescadores e pescadoras, vivos e falecidos e ainda caiçaras e marisqueiras.

O evento aconteceu no Iate Clube e contou com a participação do Prefeito Alexandre Martins, do secretário da pasta, Uriel Costa, além de mais de trezentas pessoas da comunidade buziana.

Durante a fala, o prefeito enfatizou a importância do legado dos pescadores e pescadoras para a identidade buziana: “Eu gostaria de agradecer a vocês que fazem parte dessa história. Búzios é o que é por conta dos pescadores. Eu fico muito feliz porque Deus me permitiu estar aqui nesta homenagem aos nossos pescadores. Durante nosso mandato é certo que aconteça a Festa do Pescador. Se cinco dias foram poucos, a prefeitura vai realizar durante uma semana inteira, porque se alguém merece essa festa são os pescadores e suas famílias. Por muitos anos nós exaltamos a Brigitte Bardot, que tem sua importância para a cidade, claro. Mas quem atraiu a Brigitte, foi a vila de pescadores simples, onde você comprava o peixe na praia, fresquinho. Eu que agradeço a vocês”, disse o prefeito.

O Prefeito ainda agradeceu às caiçaras pela dedicação em manter as tradições da cidade e aproveitou para anunciar que, em breve, será inaugurado o Mercado do Pescador, no bairro Rasa. No local haverá espaço para caiçaras, marisqueiras e para os quilombolas: “Essa é nossa história, de quilombolas, é de pescador e a gente tem que se orgulhar disso. Precisamos sim do turista internacional, mas ele tem que conhecer nossa história e é isso que Búzios vai apresentar para eles”, destacou.

O Secretário de Pesca, Uriel Costa, iniciou sua fala agradecendo ao prefeito pela dedicação em prol da valorização dos pescadores por meio da criação da secretaria para atender a essa categoria tão relevante para o município de Búzios: “Quando o prefeito meu deu essa oportunidade, eu, como buziano, filho e neto de pescador me senti muito feliz e orgulhoso. Desde o início o intuito foi de valorizar a nossa classe de pescadores, porque o que atraiu Brigitte foi a vila de pescadores, o glamour dessa vila de pescadores, disse o secretário. Uriel ainda destacou que neste ano, as mulheres dos pescadores também foram homenageadas pela sua dedicação à comunidade buziana: “Os pescadores saiam por quinze, vinte dias para enfrentar o mar e essas mulheres ficavam cuidando de suas famílias bravamente, por esses e outros motivos, elas são merecedoras”, disse ele.

A Prefeitura realizou a programação de festejos dos pescadores do dia 29 de junho, dia de São Pedro, até 2 de julho. A tradição dos festejos dos pescadores já acontece em Búzios há cem anos, porém esta foi a primeira vez que foi realizado uma cerimônia exclusivamente voltada a homenagear a classe juntamente com as caiçaras e marisqueiras.