Hemolagos em Cabo Frio registra queda no número de doadores de sangue e faz apelo neste fim de ano

0
282

O Hemolagos de Cabo Frio está fazendo um apelo para aumentar as doações de sangue, que caíram nos últimos dias.

Com a entrada do verão, nesta sexta-feira (22), e festas de fim de ano, há preocupação com a possibilidade de aumento no número de acidentes devido ao maior movimento nas estradas. Além disso, muita gente deixa de doar nesse período, refletindo na queda dos estoques de sangue.

O Hemolagos lembra que atende a todas as unidades de saúde da Região dos Lagos do Rio e reforça a necessidade da doação voluntária de sangue para atender possíveis emergências.

  • Funcionamento: A unidade estará aberta das 8h ao meio-dia, entre os dias 26 e 30 de dezembro.
  • Endereço: O Hemolagos fica na rua barão do rio branco, nº 88, na Passagem, atrás da Prefeitura de Cabo Frio.

Quem pode doar

  • Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, no entanto, menores de 18 anos devem estar na presença de pais ou responsáveis
  • É necessário estar alimentado e munido de um documento oficial com foto
  • O doador deve apresentar boas condições de saúde, não pode ter se submetido à cirurgia recentemente, nem feito endoscopia ou tatuagem há menos de seis meses
  • Homens podem doar sangue a cada 60 dias, no máximo de quatro vezes por ano. Já as mulheres a cada 90 dias, até três vezes ao ano.

Em uma doação, são retirados de 400 a 450 mililitros de sangue, quantidade que o organismo de uma pessoa saudável repõe em, no máximo, 15 horas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here