Operação do MPRJ e Polícia Civil desmantela quadrilha que desviou mais de R$ 6 milhões da Prefeitura de Arraial do Cabo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o...
HomeGeralHospital de Maricá realiza primeira captação múltipla de órgãos para doação

Hospital de Maricá realiza primeira captação múltipla de órgãos para doação

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, registrou o primeiro caso de captação múltipla de órgãos para doação nesta semana.

No procedimento, ocorrido na noite da última segunda-feira (16), foi possível captar oito órgãos, incluindo um coração e pulmão.

O transporte dos órgãos foi realizado de helicóptero por uma equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET). O doador foi um paciente homem que teve a morte cerebral atestada por médicos da unidade.

Foram captados coração, pulmão, fígado, pâncreas, rins, córneas, ossos e pele. O hospital conta com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que analisa a situação de cada paciente e orienta a família sobre a possibilidade da doação, que só pode ser feita caso a família autorize.

O processo para identificação da morte cerebral é feito por dois médicos capacitados para esse tipo de diagnóstico.

Desde 2022 o município de Maricá faz parte do Programa Estadual de Transplantes. Neste período já foram feitas 19 captações de órgãos, cinco delas realizadas no Hospital Che Guevera, as demais no Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

O Brasil, segundo o Ministério da Saúde, é o segundo maior país do mundo em termos de doação de órgãos, atrás somente dos Estados Unidos.