Projeto de Raphael Braga cria o Programa “Parlamento Jovem” na Câmara Municipal de Búzios

0
539

Um projeto de lei encaminhado nesta terça-feira (05) na Câmara Municipal de Búzios pretende criar o Programa “Parlamento Jovem” na Casa Legislativa. A proposta é de autoria do vereador Raphael Braga e será analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

O Programa prevê atividades de caráter informativo, relativas ao exercício da cidadania e explicar o funcionamento do Poder Legislativo. Sua finalidade é possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental (9º ano) e médio, a vivência do processo democrático, mediante participação numa jornada parlamentar na Câmara de Búzios.

De acordo com o PL 14/2024, cada “vereador junior” acompanhará um vereador da Casa Legislativa no período de um ano de mandato. A Câmara Municipal deverá firmar parceria com o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, para trazer os alunos do ensino fundamental para assistirem as Sessões do Parlamento Jovem.

Segundo o vereador Rafael Braga, a realidade do Brasil apresenta uma enorme falta de representatividade jovem na política. É fato que isso gera um desinteresse por parte desta faixa etária, além da baixíssima participação da mesma nas eleições.

Para alterar essa realidade é necessário garantir uma boa formação política no Brasil, que precisa ir além das salas de aula dos jovens. Ela precisa ser eficaz e que desempenhe seu papel maior: orientar o cidadão a tomar consciência dos problemas locais e participar da transformação do lugar onde vive. Justificou Raphael Braga

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here